O PREGUIÇOSO
Era indolente por
vocação.
Infenso a qualquer iniciativa, vivia miseravelmente.
Ainda que não faltassem oportunidades de melhorar de vida, logo tratava de
afastar-se da “tentação”.
Para dar-lhe uma lição, no empenho por “acordá-lo”, algumas pessoas decidiram
simular seu enterro, comunicando-lhe:
– Já que você não se dispõe a mexer-se, melhor que vá para debaixo da terra.
E o enfiaram num caixão e seguiram para o cemitério, sem que nosso herói
reagisse, guardando a habitual indiferença.
Durante o cortejo, um transeunte perguntou quem era o “defunto”.
– É um preguiçoso que não serve para viver. Não tem onde morar, nem o que
comer...
Compadecendo-se, o desconhecido ofereceu:
– Se o problema é de comida, posso ajudar. Darei um saco de arroz para
sustentá-lo.
O “falecido”, que tudo ouvia, levantou a tampa do caixão:
– Em casca ou limpo?
– Em casca.
– Então, pode seguir com o enterro.
***
Pois é, amigo , a
indolência é, realmente, a “morte em vida”.
O indivíduo perde a
iniciativa e passa a vegetar, alheio à dinâmica da existência, sinônimo de
movimento.
Fundamental que entremos em compasso, até para que não atrofiemos os músculos,
perturbemos os neurônios ou comprometamos o coração, como o demonstra hoje,
claramente, a ciência médica.
Raros os que não se envolvem com a ociosidade, em alguma fase da vida,
exprimindo tendências bem típicas do estágio evolutivo em que se situa a
humanidade.
A própria encarnação, o vestir do escafandro de carne para o mergulho na
matéria densa, é um dos recursos usados por Deus para fazer com que o Espírito
mexa-se.
Submetidos a um corpo que deve ser sustentado e protegido, sob a égide do
instinto de conservação, vemo-nos na contingência de “dar duro”, para atender
às suas necessidades.
Se permanecêssemos indefinidamente no mundo espiritual, onde ninguém morre de
fome ou frio e se sobrevive sem abrigo, tenderíamos a estacionar.
Essa necessidade está bem definida na fantasia bíblica, quando Jeová diz a Adão
que deveria ganhar o pão de cada dia com o suor do rosto.
Abençoado suor, que nos liberta da inércia.
***
Uma fase crítica,
nesse particular, diz respeito à chamada terceira idade, depois dos cinqüenta,
no outono da existência.
Não raro, situação financeira estável, garantida o sustento diário pelos
proventos de aposentadoria, as pessoas entendem que podem desfrutar as benesses
da ociosidade.
Lembrando a história que abriu estes comentários, podemos afirmar que num
estágio dessa natureza, quando perdemos a disposição de aprender, de produzir
para a sociedade, de crescer em conhecimento, de lutar contra as imperfeições,
só servimos mesmo para… morrer.
Imagino que Deus nos dá tempo limitado na Terra, justamente porque há uma
tendência para nos acomodarmos, caindo num marca-passo espiritual.
Aprendemos com a Doutrina Espírita que não há retrocesso.
Ninguém retrograda nos
caminhos da evolução, mas raros fogem ao estacionamento, a partir de
determinada idade, acomodando-se às próprias mazelas.
Então, vem a morte, um choque evolutivo de alta voltagem, a agitar nossa alma.
Somos projetados no mundo espiritual, onde se faz a aferição da jornada humana,
com a avaliação de méritos e deméritos a determinarem em que região
estagiaremos e a natureza das novas experiências, sempre objetivando nosso
crescimento.
Com o tempo, tendemos a nos acomodar.
Vem o choque reencarnatório.
Mais alguns decênios, novo acomodamento.
Vem o choque desencarnatório.
Assim, de choque em choque, habilitamo-nos superar a tendência ao dulce far
niente, para assumirmos as responsabilidades de filhos de Deus, chamados a
colaborar com o Nosso Pai na obra da Criação.