quarta-feira, 9 de abril de 2014




Gravidez precoce na adolescência

Cortava cabelo com o Nilton, na barbearia da Afonso Pena, quando ele começou a conversar sobre a educação dos filhos, demonstrando a sua grande preocupação com a gravidez precoce de meninas de treze e doze anos de idade.

Aproveitei a ocasião para informá-lo de que a professora Nadja do Couto Valle, no livro Pelos Caminhos da Educação, ao abordar esse preocupante tema da atualidade, declara ser um dos mais dolorosos fenômenos que o sexo irresponsável produz, considerando-se as conseqüências que ele gera.

Informei ainda ao meu amigo Nilton que a Nadja, também em seu livro, considera que uma das causas desse grave problema é a falta de informação dos jovens sobre sexualidade, e que também colabora para esse quadro preocupante o desejo da jovem afirmar sua personalidade pela via da sexualidade como uma espécie de “liberdade”.

Nesse momento o meu amigo Nilton me atalhou falando da educação que deu a seus filhos, lembrando que não se podia esquecer a responsabilidade dos pais, no sentido de educar os filhos para a vida.

Finalizando a conversa, comentei que o perfil da adolescente que engravida precocemente, traçado pela professora na sua obra, é caracterizado pela curiosidade quanto ao sexo, além da falta de preparo psicológico e de sentimentos amadurecidos, com a erotização precoce.

Aproveito para informar que a professora Nadja estará autografando o seu livroPelos Caminhos da Educação, na próxima quarta, dia 7, das 15 às 18 horas, no quiosque da Livraria Espírita, no 1º piso do Botafogo Praia Shopping. Informações pelo tel. 3171-9882.

Segundo o Espírito Emmanuel, no livro Vida e Sexo, psicografado por Chico Xavier, em torno do sexo bastam quatro normas:

 “Não proibição, mas educação; não abstinência, imposta, mas emprego digno; não indisciplina, mas controle; e não impulso livre, mas responsabilidade”.

Como o benfeitor espiritual destaca a educação como primeira norma, aconselho os pais a conversarem sem medo num diálogo franco com os seus filhos sobre sexo, pois é melhor encarar o problema antes do que ter surpresas desagradáveis depois.


GERSON SIMÕES MONTEIRO