sábado, 28 de dezembro de 2013


          Para um casar saudável 


Para a Doutrina Espírita, o casamento representa uma evolução da sociedade. Com ele, consegue-se sair de ligações afetivas precárias para uniões mais profundas. 

Aprende-se a diminuir o ego e a construir a noção de coletividade. 

Não são mais eu e as minhas coisas, agora se fala de nós e das nossas coisas. 

Certamente, a diminuição do egoísmo não se dá apenas pela via do casório. Este, porém, apresenta-se como importante ferramenta na construção do amor universal.  


O Espiritismo, no entanto, assim como faz em tudo, coloca como o fundamental para o matrimônio a Lei de Amor.

 As festas, os rituais e os papéis são vistos como fenômenos secundários, ligados muito mais às necessidades psicológicas da infância humana do que à essência do casar. 

Esta, na verdade, se vincula à observância do amor em suas variadas expressões. Sem o verdadeiro amor, tudo mais se torna efêmero. 

Neste sentido, gostaria de relacionar quatro facetas do amor - já que este sentimento é algo tão etéreo e abrangente - que, na nossa limitada visão, são necessárias a um bom encaminhamento de um casamento. 

Respeito.

 O primeiro passo para se aprender a amar é respeitar.

 Tudo sem respeito pode ser qualquer coisa, menos amor. 
O amor pressupõe respeito. São, na verdade, indissociáveis. Por isto, Jesus falou que a maior de todas as leis era o amor no seu tríplice aspecto – a Deus, ao próximo e a si mesmo -, e, em outra feita, colocou o princípio da justiça e do respeito – fazer a outrem aquilo que se gosta de receber - como o resumo das leis e dos profetas.  

Doação. Obviamente, todos necessitamos amar e ser amado, como bem explica O Livro dos Espíritos.

 Contudo, a necessidade de ser amado não deve ser entendida como uma validação da cobrança afetiva. Se só houver cobradores, quem sobrará para doar?

 Importa, portanto, relembrar sempre da mensagem de Francisco de Assis – dar mais do que receber.

 Fazendo este movimento franciscano, sente-se plenamente amado, não só porque o ato deixa suas marcas naquele que executa, mas igualmente porque, fruto da doação geral, o ar se enche deste sentimento divino. 

Receber amor, assim, passa a ser uma consequência natural do amar.  

Adaptação.

 Cada indivíduo ao se juntar em matrimônio traz consigo para o novo lar um pouco da sua história – educações, hábitos, momentos.

 Para haver, desse modo, um encaixe harmônico é imprescindível que os cônjuges não queiram fazer da nova casa uma cópia perfeita do que tiveram no passado, ou uma concretização exclusiva de seus desejos.

 Neste sentido, analisando a questão, o professor Rodolfo Calligaris, em seu Vida em família, fala da importância desta adaptação para a construção de um casamento saudável.  

União

Como consequência do exposto, chega-se na união. Esta, porém, deve ser feita primordialmente na esfera dos ideais. 

Não se trata de uma fusão de um nova criatura com um pensar único. 

Antes, de uma aliança de pensamentos entre duas pessoas em prol de uma coletividade chamada família – e, no futuro, destas em nome do coletivo universal.

 Não se deve querer, ingênua e morbidamente, formar uma novo eu, mas um novo nós

Dessa maneira, com respeito, doação, adaptação e união, o amor será construído em bases sólidas.

 Importa, entretanto, como recomendou Emmanuel, que este edifício seja construído todos os dias pelos consortes para que o matrimônio saia da esfera burocrática e adentre na comunhão espiritual.     

  
LEONARDO MACHADO