sexta-feira, 31 de agosto de 2012

  

O Movimento Você e a Paz chega a Tramandaí
Cerca de 1.400 pessoas participam do encontro realizado na 
bela Capital das Praias, no Rio Grande do Sul

O Movimento Comunitário Você e a Paz, evento ecumênico iniciado em 1998 e difundido sistematicamente todos os anos por Divaldo Pereira Franco, é desenvolvido em várias cidades do Brasil e do Exterior.
Na Bahia, o Você e a Paz acontece em várias cidades ao longo de cada ano. É um Movimento que cresce e se intensifica. A cada ano mais cidades realizam o evento Você e a Paz, semeando a cultura da não-violência e estimulando o ser humano a desenvolver a paz íntima.
 
Tramandaí, a Capital das Praias, no Estado do Rio Grande do Sul, realizou na tarde-noite do dia 19 de agosto de 2012 a sua primeira edição (fotos).
Dorotéo Fagundes, do ProgramaGalpão do Nativismo da Rádio Gaúcha, fez a apresentação cultural, executando várias canções regionalistas. Os organizadores foram as instituições representativas do movimento espírita do litoral norte do Rio Grande do Sul.
Após a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino do Estado do Rio Grande do Sul – Hino Rio-Grandense, cantados por todos, o Prefeito de Tramandaí, Anderson José Tomiello Hoffmeister, fez a saudação inicial destacando a presença de vereadores do Município e do Prefeito de Palmares do Sul-RS.
Luiz Genaro Ladereche Figoli, representante da Loja Maçom 213, de Palmares do Sul, apresentou a proposta de paz que é construída pela maçonaria.
O representante no Núcleo da Cruzada Militar Espírita de Porto Alegre, Uchoa Collares, deu destaque às propostas de paz apresentadas por Jesus.
Só se constrói a paz erradicando a violência 
A Dra. Amália Viviane Faria da Silva, presidente da Comissão de Direitos Humanos de Tramandaí, fez referência à participação, nesta edição do Você
e a Paz, de várias cidades litorâneas próximas. Ressaltou a necessidade do cumprimento dos ditames legais que organizam a sociedade humana, bem como a atualidade da legislação em vigor, destacando as Leis Maria da Penha, oEstatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto do Idoso, afirmando que só se constrói a paz erradicando a violência.
O Instituto Waldomiro Lorenz de Porto Alegre, representado pelo Dr. Fernando Lorenz, disse que a paz, mais do que um sonho, é uma disciplina e que se deve manter o otimismo mesmo em situações desfavoráveis.
Divaldo Franco, o Embaixador da Paz no Mundo, apresentou o entendimento de Buda, Sócrates e Jesus sobre a não-violência, cujas propostas eram o desenvolvimento da paz íntima, aquela que não pode ser quebrada, violentada, pois que tem por base o amor incondicional a si mesmo, ao próximo e a Deus.
No ano 2000, informou o nobre conferencista, a UNESCO estabeleceu seis itens para se alcançar a paz:
1º - Preservar a paz;
2º - Rejeitar a violência;
3º - Ser generoso;
4º - Respeitar o Planeta;
5º - Ouvir para compreender; e
6º - Redescobrir a solidariedade.
O ódio se dissemina até encontrar o algodão do amor 
A ONU identificou as vertentes da violência no mundo durante um encontro internacional de todas as religiões do planeta. Essas vertentes são constituídas de quatro itens: a ignorância, o analfabetismo, a miséria econômica e a miséria sociomoral.
Na sequência, Divaldo enfatizou que a criatura humana assimila o bem, a ternura, a paz, e que o ódio se dissemina até encontrar o algodão do amor.
É necessário trazer a paz para dentro dos lares. É fundamental que a família assuma seu papel inalienável de educadora nos lares. Educação é o trabalho de construção, de edificação do indivíduo. É necessário desarmar o indivíduo de seus ímpetos violentos. Não se erradicam os maus hábitos em pouco tempo, mas em décadas. Há uma violência muito cruel: a indiferença. Agir, não reagir. Tornar-se pacífico é se tornar melhor. A solidariedade e a gentileza devem ser redescobertas. Há necessidade de o indivíduo identificar o objetivo da vida, o seu sentido psicológico.
Essas foram algumas ideias-força destacadas por Divaldo.
 
Finalizada sua participação, Divaldo foi amplamente aplaudido de pé por mais de 1.400 pessoas entusiasmadas em se tornarem pacíficas e pacificadoras. Em seguida, em um gesto de solidariedade e de carinho, todos se abraçaram, cantando a seguir, com muito entusiasmo e alegria, a cançãoPaz pela Paz, de Nando Cordel.
Após o encerramento da solenidade, Dorotéo Fagundes presenteou Divaldo Franco com o Livro-Agenda Gaúcha 2013. É uma agenda que insere cerca de 40 páginas com diversas informações sobre o regionalismo, a cultura gaúcha, um pequeno dicionário de termos gauchescos e diversas outras informações úteis. O Livro-Agenda  é  um projeto anual de
disseminação da cultura regional do Sul do Brasil. O projeto foi lançado em 2004 e seu autor é Dorotéo Fagundes de Abreu.


Nota do Autor:
As fotos que ilustram esta reportagem são de autoria de Jorge Moehlecke.