quarta-feira, 28 de agosto de 2013


                                         

     É PRECISO QUE CADA UM ATRAVESSE SEU DESERTO


                                              Para muitos de nós passa despercebido essa frase de Paulo de Tarso escrita para os Filipenses da cidade de Felipos, mas é de uma profundidade que merece um comentário singelo da minha parte.

A palavra hebreu vem da raiz ‘a-vár’, que significa “passar, transitar, atravessar, cruzar”. 

Esse nome denota de viajantes, aqueles que ‘passam adiante’, isto porque os israelitas por um tempo realmente levaram uma vida nômade, por isso tiveram uma história de migração, lutas, fugas e cativeiros, mas procuravam e conseguiram preservar sua culturaPaulo de Tarso na carta, afirmava que nós precisamos atravessar o deserto dentro de nós rumo a Deus, sendo Jesus o único e infalível modelo como nosso guia para fazer esta travessia, rumo a única e verdadeira terra prometida, a Casa do Pai.

Por isso Jesus afirmou que na casa do Pai há várias moradas, deixando para nós a lição que cada situaçãoevolutiva e moral do espírito temos uma Lar que nos atende em tudodesde os bens materiais, intelectuais e morais.
Não é fácil fazer essa travessia, é lenta, é dolorosa, penosa e não raro, muitas das vezes sofrida porque não aceitamos a Verdade e não raro só aceitamos a nossa realidade baseado na visão que o mundo nos fez Ser, deixando assim de entender e obedecer as Leis de Deus e criando as nossas próprias leis e como consequência a dificuldade de aceitar o outro e a própria realidade.


Fazer essa travessia é buscar os nossos verdadeiros sentimentos e restabelecer o elo com Deus, deixar de ser o mundo e apenas viver no mundo como um lar transitório. 

Para isto deves agir como um criança, conselho de Jesus e deixar de ser infantil, como achar que ninguém te ama, de quem busca um amor eterno, de que ninguém quer ser meu amigo, que ninguém presta, que as coisas tem que ser como você quer, de que tem Deus no coração sem realmente sentí-lo, de ficar falando que tem Jesus no coração só para se mostrar para os outros e de viver na superficialidade das coisas.

 Gerando assim consequências dolorosas no seu Eu como mágoa, ódio, rancor, ressentimentos, obsessões, desvaler de si, doenças mentais e físicas. Ser criança é diferente de ser infantil, a criança sabe que é pequena diante do mundo e ama aprender as cosias e ser infantil é ser rebelde.

Podemos fazer a travessia junto com alguém ou com várias pessoas mas sempre será um ato de solidão pessoal pois ela está no íntimo de cada um, por isso será sempre intransferível assim com a felicidade vos é dado a conquistar, e ser feliz é estar na casa do pai comungando do seu amor e em paz consigo mesmo, fora disto será apenas alegria.


Só pode ser guia e luz aquele que já fez a travessia, você pode ficar encantado com os discursos de Buda, Lao Tse, Confúcio, Sócrates e outros grandes sábios da antiguidade, mas jamais eles exemplificaram na prática como Jesus o fez em perfeição quando esteve na Terra, por isso ele disse em João (14.5,6): “Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? 

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” Então cada um de nós é um hebreu caminhando pelo seu próprio deserto  tendo como guia Jesus rumo ao retorno à Casa do Pai. Avante diante do seu próprio deserto sempre com bom animo.