domingo, 28 de dezembro de 2014

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO

 – Por que o trabalho é imposto ao homem?  "É uma consequência da sua natureza corpórea.

 É uma expiação e, ao mesmo tempo, um meio de aperfeiçoar a sua inteligência. Sem o trabalho, o homem permaneceria na infância intelectual...” (Questão 676, de “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec.)


É inegável a força do trabalho.

O homem precisa trabalhar por uma série de razões, mas duas delas se destacam: a obtenção de recursos para a sua sobrevivência e o desenvolvimento da inteligência.

A criatura saudável e em perfeitas condições jamais poderá se tornar um peso econômico para a sociedade. 

Trabalhando conseguirá se manter sem onerar a vida do próximo e causar incômodos à sociedade em que vive. 

Além disso, ao desenvolver suas atividades no labor, exercita a mente promovendo progresso intelectual, indispensável ao aprimoramento moral, que todos buscamos.

Dentro do contexto evolutivo em que mourejamos, manter a mente ociosa é um enorme risco, pois que ainda temos imensas dificuldades em lidar com os nossos pensamentos. 

Mente desocupada de coisas úteis é porta que se abre aos convites do que não é digno e nem nobre.

Sendo o trabalho toda ocupação útil, não podemos olvidar a nossa posição de cocriadores no universo. 

Enquanto laboramos exercitamos o nosso campo mental e contribuímos para o progresso da Terra, que urgentemente precisa sair da condição de mundo de expiações e provas, subindo para a posição de mundo regenerador.

Não importa a dimensão do nosso trabalho, o quanto produzimos, a abrangência das nossas ações, importa sim que façamos alguma coisa, dentro das possibilidades que temos, segundo os nossos limites, mas não cruzemos os braços ante a quantidade de serviço que espera por execução.

Os mais fortes têm a obrigação fraternal de trabalhar ajudando aos mais fracos, os mais ricos têm o dever de laborar em favor dos mais pobres, os influentes devem agir sempre pensando naqueles que vivem no anonimato e os poderosos jamais poderão olvidar os irmãos que caminham pela vida desprovidos de coragem e determinação.

Cada ser humano na Terra tem a sua finalidade e importância. Nenhuma criatura é destituída de valores. O mundo precisa do trabalho de todos, pois que a junção dos esforços redundará na formação de uma sociedade mais justa, fraterna e humana.

Crianças abandonadas seguem pela vida esperando um gesto de carinho e afetividade; jovens sem oportunidades perambulam pelas vielas sombrias das incertezas quanto ao futuro; muitas famílias vivem na carência material sem o mínimo necessário para a sobrevivência dos seus membros; mães se afligem ao verificar o fogão sem lume e a panela vazia; doentes desprovidos de recursos financeiros gemem de dor ao nosso redor e idosos infelizes lamentam a solidão em que vivem.

Como podemos perceber, a seara é enorme e são inúmeros os problemas a serem contornados, no entanto, os trabalhadores não são tantos. 

Foi então que o mestre Jesus sentenciou; “meu Pai trabalha até agora e eu trabalho também (Jesus-João, 5:17)”, deixando nítida a necessidade da participação de cada criatura no campo do trabalho, para juntos construirmos a sociedade dos nossos sonhos.

Observemos, então, as nossas forças, as nossas potencialidades, os nossos talentos e saiamos a trabalhar destemidamente, cumprindo assim os nossos deveres.

Reflitamos...                                 



WALDENIR APARECIDO CUIN