quarta-feira, 30 de novembro de 2011

3 - APRENDER A SER

continuando......... Os pilares da psicologia espírtia.......
A partir do momento e, que decidimos pautar nossa vida nos valôres intrinsecos da alma, partimos para o grande desafio de "SER".

Saimos da condição de " pessoa espelho", definida por Joanna de Ângelis como todo aquele que reflete as conveniência dos outros, para refletir a nossa própria essência.

Um dos desafios que se encontra, a partir desssa perspectiva, é aprender a conviver com a própria "solidão",  no sentido que nem sempre será possível aguardar que os outros nos compreendam e compartilhem conosco no processo. É por isso que a autora reforça " o homem deve ser educado ´para conviver consigo próprio, com a sua solidão, com os sentimentos momentâneos limites e ansiedades, administrando-os em proveito pessoal, de modo a poder compartir emoções e reparti-las.

Certamente que não se trata da solidão patológica, ou do isoloar-se por não entender ou suportar a convivência de interagir com este ser que somos. mas que por conta de suas estruturas inconscientes. nos torna desconhecidos de nós mesmos.

A sintese de "aprender a ser" é proposta por Joanna de Ângelis da seguinte forma:  A EDUCAÇÃO, A PSICOTERAPIA, A METODOLOGIA DA CONVIVÊNCIA HUMANA DEVE ESTRUTURAR-SE EM UMA CONSCIÊNCIA  DE SER, ANTES DE TER, DE SER, EMBORA SEM A PREOCUPAÇÃO DE PARECER"